Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
08/09/2010, 13:00
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Notícias: Portal Engenharia de Produção!! Confira: http://engenharia.alol.com.br/

+  Portal Engenharia de Produção
|-+  Disciplinas do Curso
| |-+  Gestão da Inovação Tecnológica
| | |-+  Como funciona?
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Imprimir
Autor Tópico: Como funciona?  (Lida 2698 vezes)
Gustavo
Administrador P.E.P.
Administrator
Membro Pleno

Ver Perfil
« em: 23/02/2008, 09:20 »

Como funciona essa disciplina?

Eu desenvolvo sites na internet e softwares..
Participei da criação de uma empresa de tecnologia e de seus produtos.

O meu problema é que sempre fiz tudo sem metodologia.
Sempre iniciei meus projetos e fiz da maneira que quis.

Agora, trabalhando para um orgao do governo frances, fui solicitado para desenvolver uma intranet e eles querem que eu apresente o projeto.. =)
Nunca fiz um processo ou projeto de desenvolvimento de inovação tecnologica.

E sai da engenharia antes de ter tido a disciplina..  Cry

Por favor, se alguem puder me dar uma "aulinha" rapida sobre como esse tipo de gestao funciona, ficaria grato.

PS.: Sim, esse forum eu tambem fiz sem nenhum projeto.. hehehe

Abraços,
Gustavo
Registado
Cleber Luciano
Global Moderator
Membro Pleno

Ver Perfil
« Responder #1 em: 23/02/2008, 12:48 »

Ei Gustavo.
Estudei essa disciplina no Pitágoras. Penso que você precisa entender um pouquinho sobre a gestão de projetos ao invés de inovação tecnológica, para esclarecer suas dúvidas.
Em gestão da inovação tecnólogica, você irá ver assuntos do tipo nanotecnologia, analise de swot, coisas do tipo e quais os ganhos obtidos com a aplicação dos temas nas indústrias. Entretanto, para alcançar os ganhos abordados por esses temas, você precisa de noções e habilidades gerenciais.
A gestão de projetos poderá auxiliar você nesse momento.
De modo sintético, você precisa :
1°: de um documento que oficializa e inicia o projeto ( chamamos ele de project charter) em que você declara quais serão os produtos que você irá fornecer;
2º: fazer um planejamento de como irá executar as tarefas para o desenvolvimento desses produtos ( aconselho vc a se inteirar sobre o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) para entender como funcionam as 9 áreas de conhecimento, os respectivos 44 processos e seus 144 sub-processos);
3º: monitorar ao longo de execução dos trabalhos quais têm sido os resultados ( faça uma associação com DMAIC ou mesmo PDCA, pois o primordial em tudo isso é você atender à uma restrição tríplice: PRAZO, CUSTO E QUALIDADE, isto é, fazer o que foi acordado, com as especificações certas, no tempo certo e com menor custo possível.
Bem, espero ter ajudado em algo. Caso você necessite, me coloco a sua disposição ( ou de qualquer outro interessado) para discutir mais sobre os temas.
Um cordial abraço e até breve.     
« Última modificação: 23/02/2008, 13:49 por Gustavo » Registado

A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido. "Bertrand Russell"
Gustavo
Administrador P.E.P.
Administrator
Membro Pleno

Ver Perfil
« Responder #2 em: 23/02/2008, 13:08 »

Sobre o inicio de um projeto, eu poderia guardar entao o basico sobre planos de negocios por exemplo?

O PDCA e a analise de SWOT eu sempre uso nos meus trabalhos, eles funcionam de maneira "informal" no meu cotidiano..

Gosto muito tambem do velho e basico 5W2H (Who, when, what, why, where, how e how much) parece bobinho, mas é bastante interessante para se ter sempre na cabeça.

Sobre "PMBOK - Project Management Body of Knowledge" voce falou grego, nunca ouvi falar. =)
Vou pesquisar na internet e depois venho tirar as duvidas..

Mas de uma maneira geral, a minha duvida é com relação a projetos pequenos.
Nossa..... eu ia escrever: "Para um site na Internet ou uma pequena Intranet, se perderia mais tempo desenhando e planificando do que fazendo"
E lembrei que a vida inteira briguei com alguns socios que tenho que nao gostam de planificar suas atividades..
E é basico: mais da metade do tempo de um projeto normalmente é gasto na sua planificação...
Poxa, eu nunca apliquei para mim mesmo o que sempre tento exigir.
Pelo menos não na area de desenvolvimento de sites.

Bom.. vou ficar por aqui, obrigado pela ajuda!! iluminou minhas ideias.
Vou pegar papel e lapis para desenhar minha intranet.. Cheesy

Abraços
« Última modificação: 23/02/2008, 13:50 por Gustavo » Registado
Cleber Luciano
Global Moderator
Membro Pleno

Ver Perfil
« Responder #3 em: 23/02/2008, 13:43 »

Que ótimo minhas informações serrem úteis.
Sobre o PMBOK, não se assuste, trata-se de um apanhado de melhores práticas da gestão de projetos. Veja ele em anexo.
See you mate.
Registado

A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido. "Bertrand Russell"
Páginas: [1] Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão